Páginas

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Você sabe como é feito nossas peças?!

FIBRA DE BAMBU


A fibra de bambu é uma gramínea renovável, de fácil crescimento, que não agride o solo porque dispensa o uso de agrotóxicos. Sua fibra natural é biodegradavel, regenerada da celulose de polpa de bambu. Os principais benefícios da fibra de bambu são a capacidade de absorção da transpiração quatro vezes superior à de outros tecidos, o que a torna muito confortável.

O tecido ainda possui função bacteriostática, que reduz o crescimento bacteriano, que na prática se traduz em roupas que não desenvolvem o cheiro desagradável de suor após o uso.

Possui proteção contra os raios UV sem que haja qualquer reação em sua pele, pois não usa produtos quimicos para que haja esta função. A insidência de Raios UV na fibra de bambu é de 0.6 enquanto no algodão é de 250, o que mostra que o bambu tem a capacidade de proteger 417 vezes mais.

E também a capacidade termodinâmica, que a mantém fresca no verão e quente no inverno.



FIBRA DE ALGODÃO ORGÂNICO

O algodão que usamos como matéria-prima de nossas peças é um algodão orgânico, colorido naturalmente. Ou seja, não utiliza pesticidas em seu cultivo e dispensa o uso de corantes e o lançamento de seus efluentes químicos no meio ambiente. A fibra pode nascer nas cores cru, verde e em vários tons de marrom.

Esse algodão é resultado de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa no Rio Grande do Norte e Paraíba, e seu cultivo está ajudando a recuperar o solo e o equilibrio ambiental, visto que para o manejo orgânico é necessário que seja desenvolvido junto com outros tipos de plantas.

Um dado alarmante divulgado pelo IISD (Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), para as roupas confeccionadas com o algodão não-orgânico, é que para confeccionar uma camiseta de 250g na China, utiliza-se em média 160g de agrotóxicos. E a OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que 25% dos inseticidas produzidos mundialmente são utilizados na plantação de algodão, um deles é o Aldicarbe, o segundo pesticida mais utilizado na produção de algodão mundial e apenas uma gota dele, absorvida pela pele, é suficiente para matar um adulto. Sem falar em todo o desequilíbrio ambiental que isso tem causado.



FIBRA DE PET

A malha PET, originada da reciclagem de garrafas PET, é um tecido muito confortável, de alta qualidade e durabilidade. A cada camiseta produzida tiramos duas garrafas do meio ambiente - que levam mais de cem anos para se decomporem na natureza. É um tecido carregado de responsabilidade sócio-ambiental. Pois, com o aumento do consumo de produtos embalados em garrafas PET, desde a década de 70, quando ela foi inventada, surgiu um grande desafio a ser resolvido: o que fazer com as embalagens já utilizadas e descartadas, que poluem de forma indiscriminada, já que todas as garrafas produzidas no mundo ainda estão no meio ambiente? A partir deste problema surgiu o conceito de reciclagem. Nesse sentido, a coleta e a reciclagem da embalagem PET, que hoje alcança um índice de 51% em nosso país, tem sido incentivada cada vez mais, permitindo a fabricação de diversos produtos. Um deles é o fio de poliéster, utilizado na indústria têxtil.

Os benefícios ocasionados pela reciclagem são consideráveis: diminuição da poluição no ar, na água e no solo, economia de energia elétrica, melhorias na limpeza das cidades, geração de empregos e renda, e, conseqüentemente, potencializa a economia, aumenta a qualidade de vida e a satisfação das pessoas.

A economia de energia na produção reciclada é de 76% e a redução de emissões de CO2 é de 71%. Além disso, a coleta e seleção de recicláveis envolvem mais de 250 mil catadores, transformando-se em fonte de renda para populações com precárias condições de vida.

Acompanhe um pequeno passo a passo para entender como uma embalagem de garrafa se transforma em tecido:



As garrafas Pet são recolhidas por catadores, e enviadas em fardos para a reciclagem

Depois de passar por um processo de seleção, lavagem, moagem e secagem, o Pet resulta num produto chamado Flake, que é fundido à 300ºC, e filtrado para eliminar resíduos sólidos, pedras e metais. transformado em pasta, é enviado para uma bomba, passando por microfuros, onde são lubrificados e reunidos em tambores. Saindo dos tambores são reunidos e passam por um processo de estiragem. Depois da termofixação, as fibras saem molhadas, passando em seguida por um secador. Depois de secas, as fibras passam pelo processo de carda.

As fibras são embaladas em fardos, prontas para suas diversas transformações: fios, enchimentos de travesseiros, tapetes, carpetes para linha automotiva e residencial, etc.

É a camiseta feita de pet fazendo a diferença no mundo, além de contribuir para o meio ambiente, quem compra uma roupa de PET pode ter certeza de estar adquirindo um produto de alta qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário